DICA 1-
Quem nunca recebeu um email com uma corrente que já foi encaminhada e reencaminhada mais de uma dezena de vezes? E o pior é que geralmente você precisa rolar por várias páginas até chegar à mensagem em si. E o que há nessas várias páginas que você rolou? Centenas, talvez milhares de endereços de email de diversas pessoas que já receberam e retransmitiram a mensagem.
Quem nunca recebeu um email com uma corrente que já foi encaminhada e reencaminhada mais de uma dezena de vezes? E o pior é que geralmente você precisa rolar por várias páginas até chegar à mensagem em si. E o que há nessas várias páginas que você rolou? Centenas, talvez milhares de endereços de email de diversas pessoas que já receberam e retransmitiram a mensagem.
Imaginem que uma mensagem que eu não reencaminhei, tenho mais de 140 endereços de email diferentes! Imaginem se eu fosse um spammer ou quisesse enviar alguns vírus. Seriam 140 potenciais vítimas. Mesmo se eu não quisesse, alguns vírus conseguem ler o conteúdo de email procurando por endereços para se enviarem.
Portanto é um gesto de boa educação e de respeito aos destinatários de suas mensagens não enviar o endereço de email de todos eles. E fazer isso é muito fácil!
Use o "Cco" que significa "cópia carbonada oculta" também conhecida por "com cópia oculta". Este recurso existente hoje em todos os programas de enviar e-mail é um recurso muito útil, mas que infelizmente é muito pouco utilizado pelos internautas, este recurso faz simplesmente ocultar os endereços dos destinatários, de forma que eles irão receber o e-mail do mesmo jeito, porém, sem correrem o risco de terem seus endereços de e-mail expostos! Com isto evita-se spammers.
Em seguida, irá aparecer o campo "Cco" para você colocar os endereços de email de seus contatos que devem receber a mensagem, veja:
OBSERVAÇÃO:
Undisclosed recipient, quer dizer “Destinatário não divulgado”.
Dica 2-
Quando você receber um email e deseja repassar (ENCAMINHAR) NÃO se esqueça de apagar, deletar as pessoas que te enviaram. Isto é pra preservar o email dos amigos e por questão de segurança.
Dica 3-
Se você não tem nenhum amigo que fala inglês, se você não tem ninguém da sua lista de contatos que fale inglês, então quando você receber e-mail se estiver em língua estrangeira, nem abra! Só delete-o. Existem hoje muitos sites na internet que só de você visitá-lo, você já estará correndo risco de pegar um vírus de computador, pois alguns sites instalam plugins sem o seu conhecimento, e estes tais plugins podem ser na verdade vírus que se instalam através do navegador de internet.
Dica 4-
Não utilize o navegador Internet Explorer, Mozilla, Google Chrome ou outro para navegar em sites desconhecidos. Todos são grátis, em português e com a vantagem de não instalarem plugins sem antes lhe pedir autorização.
Dica 5-
Se você receber um e-mail e o nome do remetente é desconhecido e o assunto do e-mail é suspeito ou é genérico (exemplo: "que saudades de vc!" ou "você recebeu um cartão virtual") já é uma grande chance de ser um spam, portanto ao ler o conteúdo deste e-mail, não clique em nada, não clique nas imagens, não clique nos links, a menos que você ao terminar de ler o conteúdo completo do e-mail, passe a ter certeza de que trata-se de um e-mail enviado por alguém que seja conhecido seu ou vindo de alguma empresa aonde você tenha se cadastrado recentemente.
Se no e-mail falar que você recebeu um cartão virtual, uma música, ou outras, só abra se souber quem é o remetente! Não adianta ficar curioso que é fria! Apague isto já que só pode ser vírus! E se por acaso era mesmo de algum conhecido que havia lhe enviado azar o dele que não se identificou, pois segurança tem sempre que vir em primeiro lugar!
A curiosidade que temos é a maior responsável pelas "Bobagem" que fazemos na internet, às vezes clicamos em um link no e-mail que diz "amiga, veja suas fotos com o fulano!" você não sabe quem é o fulano e nem conhece ninguém que está sendo citado no e-mail e mesmo assim clica! Então: bum!!!! Pega-se um vírus!
Lembrem-se: ainda não existe antivírus 100%, até porque, primeiro os malandros inventam o vírus para depois os fabricantes de antivírus inventarem a vacina. Neste meio-tempo, até que o antivírus invente a vacina, os mais curiosos e apressadinhos vão na frente clicando em tudo que é link que aparece e enchem o computador deles de vírus!
Dica 6-
Não acredite em milagres! Mesmo que no e-mail esteja falando que você ganhou um prêmio e que para receber o prêmio basta clicar no link para visitar a página deles, não clique! É fria! Pare e pense: se você nunca deu seu e-mail para eles e nem se cadastrou com eles, como eles descobriram então o seu e-mail? Eles não adivinham o e-mail da gente, claro, eles conseguiram seu e-mail comprando uma lista de spam que infelizmente tinha o seu precioso endereço de e-mail lá na lista!
Ultimamente não se pode nem confiar em e-mail recebido por contatos e amigos, pois já existem agora vírus capazes de infectar o computador de seu amigo e enviar e-mail para você fazendo-se passar pelo seu amigo, portanto na dúvida, não clique em nada a não ser que você envie uma mensagem de volta para seu amigo perguntado do que se trata aquilo e receba uma explicação.
O MSN (messenger da microsoft) está sendo campeão em se infectar e depois ficar enviando mensagens de forma automática para os contatos do infectado. Muito cuidado e atenção são necessários para quem usa a internet.
Dica 7-
Se for necessário informar o seu endereço de e-mail em algum bate-papo na internet ou em alguma página de cadastro em forum, etc, use um e-mail descartável, nunca use o seu email principal! Vá ao servidor Gmail, Bol, Yahoo, Ig, ou qualquer outro gratuito de e-mail e crie um e-mail provisório (invente um nome qualquer) para usar nestas finalidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário