sexta-feira, 30 de dezembro de 2011
sábado, 24 de dezembro de 2011
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
domingo, 11 de dezembro de 2011
quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
COMO PASSAR O ANTIVIRUS NO PEN DRIVE
Protegendo o pendrive
Se você
costuma espetar seu pendrive em todo computador que vê pela frente é muito
provável que já tenha pego algum vírus.
O antivírus não funciona automaticamente em tempo real. Precisa se ativado manualmente cada vez que você quiser escanear um arquivo ou uma pasta ou um pendrive.
1º Colocar o
PenDrive no computador
2º AGUARDAR até aparecer essa janela
ao lado,
Depois clicar em fechar. NÃO ABRA O PENDRIVE NESTE MOMENTO.
3º ir em
INICIAR > Computador.
4º Depois de
aberto “Computador” aparecerá todos
os drives instalados, inclusive seu
PenDrive.
5º Clicar
com lado DIREITO do mouse em cima do
PenDrive e clicar e ESCANEAR em G:
6º Se você
tem o programa do Avast aguarde até o programa te informar que o escaneamento
terminou.
7º Pronto,
agora você pode abrir o Pendrive. Dê dois cliques em cima do ícone do Pendrive.
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
DESCONECTE DE FORMA CORRETA OS SEUS DISPOSITIVOS USB
Alguns tipos de
dispositivos USB não requerem o cuidado da “remoção segura” por não usarem
memória RAM, tais como mouses e teclados. No entanto, a grande maioria dos
outros dispositivos, tais quais pendrives, câmeras digitais, aparelhos MP3 (4,
5, etc.), entre tantos outros, requerem serem removidos de forma segura para
não serem queimados.
Como faço para
evitar tal catástrofe?
1º. Para
retirar o PenDrive corretamente, dê clique em cima do ícone do desenho do
PenDrive (está localizado Barra de Notificação ao lado do relógio).
2º . Clicar em
Ejetar Data Traveler.
3º . Aguarde
até aparecer esta mensagem abaixo.
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
Undisclosed Recipient e Cco: dica de boa educação ao enviar um email.
DICA 1-
Quem nunca recebeu um email com uma corrente que já foi encaminhada e reencaminhada mais de uma dezena de vezes? E o pior é que geralmente você precisa rolar por várias páginas até chegar à mensagem em si. E o que há nessas várias páginas que você rolou? Centenas, talvez milhares de endereços de email de diversas pessoas que já receberam e retransmitiram a mensagem.
Quem nunca recebeu um email com uma corrente que já foi encaminhada e reencaminhada mais de uma dezena de vezes? E o pior é que geralmente você precisa rolar por várias páginas até chegar à mensagem em si. E o que há nessas várias páginas que você rolou? Centenas, talvez milhares de endereços de email de diversas pessoas que já receberam e retransmitiram a mensagem.
Imaginem que uma mensagem que eu não reencaminhei, tenho mais de 140 endereços de email diferentes! Imaginem se eu fosse um spammer ou quisesse enviar alguns vírus. Seriam 140 potenciais vítimas. Mesmo se eu não quisesse, alguns vírus conseguem ler o conteúdo de email procurando por endereços para se enviarem.
Portanto é um gesto de boa educação e de respeito aos destinatários de suas mensagens não enviar o endereço de email de todos eles. E fazer isso é muito fácil!
Use o "Cco" que significa "cópia carbonada oculta" também conhecida por "com cópia oculta". Este recurso existente hoje em todos os programas de enviar e-mail é um recurso muito útil, mas que infelizmente é muito pouco utilizado pelos internautas, este recurso faz simplesmente ocultar os endereços dos destinatários, de forma que eles irão receber o e-mail do mesmo jeito, porém, sem correrem o risco de terem seus endereços de e-mail expostos! Com isto evita-se spammers.
Em seguida, irá aparecer o campo "Cco" para você colocar os endereços de email de seus contatos que devem receber a mensagem, veja:
OBSERVAÇÃO:
Undisclosed recipient, quer dizer “Destinatário não divulgado”.
Dica 2-
Quando você receber um email e deseja repassar (ENCAMINHAR) NÃO se esqueça de apagar, deletar as pessoas que te enviaram. Isto é pra preservar o email dos amigos e por questão de segurança.
Dica 3-
Se você não tem nenhum amigo que fala inglês, se você não tem ninguém da sua lista de contatos que fale inglês, então quando você receber e-mail se estiver em língua estrangeira, nem abra! Só delete-o. Existem hoje muitos sites na internet que só de você visitá-lo, você já estará correndo risco de pegar um vírus de computador, pois alguns sites instalam plugins sem o seu conhecimento, e estes tais plugins podem ser na verdade vírus que se instalam através do navegador de internet.
Dica 4-
Não utilize o navegador Internet Explorer, Mozilla, Google Chrome ou outro para navegar em sites desconhecidos. Todos são grátis, em português e com a vantagem de não instalarem plugins sem antes lhe pedir autorização.
Dica 5-
Se você receber um e-mail e o nome do remetente é desconhecido e o assunto do e-mail é suspeito ou é genérico (exemplo: "que saudades de vc!" ou "você recebeu um cartão virtual") já é uma grande chance de ser um spam, portanto ao ler o conteúdo deste e-mail, não clique em nada, não clique nas imagens, não clique nos links, a menos que você ao terminar de ler o conteúdo completo do e-mail, passe a ter certeza de que trata-se de um e-mail enviado por alguém que seja conhecido seu ou vindo de alguma empresa aonde você tenha se cadastrado recentemente.
Se no e-mail falar que você recebeu um cartão virtual, uma música, ou outras, só abra se souber quem é o remetente! Não adianta ficar curioso que é fria! Apague isto já que só pode ser vírus! E se por acaso era mesmo de algum conhecido que havia lhe enviado azar o dele que não se identificou, pois segurança tem sempre que vir em primeiro lugar!
A curiosidade que temos é a maior responsável pelas "Bobagem" que fazemos na internet, às vezes clicamos em um link no e-mail que diz "amiga, veja suas fotos com o fulano!" você não sabe quem é o fulano e nem conhece ninguém que está sendo citado no e-mail e mesmo assim clica! Então: bum!!!! Pega-se um vírus!
Lembrem-se: ainda não existe antivírus 100%, até porque, primeiro os malandros inventam o vírus para depois os fabricantes de antivírus inventarem a vacina. Neste meio-tempo, até que o antivírus invente a vacina, os mais curiosos e apressadinhos vão na frente clicando em tudo que é link que aparece e enchem o computador deles de vírus!
Dica 6-
Não acredite em milagres! Mesmo que no e-mail esteja falando que você ganhou um prêmio e que para receber o prêmio basta clicar no link para visitar a página deles, não clique! É fria! Pare e pense: se você nunca deu seu e-mail para eles e nem se cadastrou com eles, como eles descobriram então o seu e-mail? Eles não adivinham o e-mail da gente, claro, eles conseguiram seu e-mail comprando uma lista de spam que infelizmente tinha o seu precioso endereço de e-mail lá na lista!
Ultimamente não se pode nem confiar em e-mail recebido por contatos e amigos, pois já existem agora vírus capazes de infectar o computador de seu amigo e enviar e-mail para você fazendo-se passar pelo seu amigo, portanto na dúvida, não clique em nada a não ser que você envie uma mensagem de volta para seu amigo perguntado do que se trata aquilo e receba uma explicação.
O MSN (messenger da microsoft) está sendo campeão em se infectar e depois ficar enviando mensagens de forma automática para os contatos do infectado. Muito cuidado e atenção são necessários para quem usa a internet.
Dica 7-
Se for necessário informar o seu endereço de e-mail em algum bate-papo na internet ou em alguma página de cadastro em forum, etc, use um e-mail descartável, nunca use o seu email principal! Vá ao servidor Gmail, Bol, Yahoo, Ig, ou qualquer outro gratuito de e-mail e crie um e-mail provisório (invente um nome qualquer) para usar nestas finalidades.
COPIAR DO CD (OU PEN DRIVE) PARA O COMPUTADOR
ANTES DE QUALQUER COISA VAMOS PRIMEIRO CRIAR UMA PASTA PARA QUE POSSAMOS TRANSFERIR O QUE DESEJAMOS.
è Se for um arquivo, imagem ou música o procedimento é o mesmo.
è Vamos em meus documentos e criar uma Pasta.
è Clicar em Arquivo > NOVO > PASTA
è Digitar o nome da pasta e dê enter no teclado.
OBSERVAÇÃO
No Windows 7 na Barra de Ferramentas, já vem a opção para criarmos uma NOVA PASTA
AGORA PODEMOS PASSAR AS FOTOS OU ARQUIVO PARA PASTA.
1- Coloque o CD ou Pen drive aguarde até abrir a janela “Reprodução Automática”
2- Clicar na pasta amarela “Abrir pasta para exibir arquivos”
3- Ao abrir o(s) arquivo(s), SELECIONE o que deseja copiar para o computador.
4- Caso seja vários arquivos clicar no primeiro arquivo, segurar a tecla SHIFT, ir até o último arquivo e clicar.
OBSERVAÇÃO
Æ Para selecionar um grupo de arquivos ou pastas que estejam em sequência:
· Seleção Contínua – Clicar no primeiro arquivo, manter pressionada a tecla SHIFT, clicar no último arquivo.
Æ Para selecionar mais de um arquivo ou pastas que não estejam em sequência:
· Seleção Descontinuada – Clicar no primeiro arquivo, manter pressionada a tecla CTRL enquanto clicar nos outros arquivos.
Agora que selecionamos:
- Na Barra de Ferramenta, Clicar em EDITAR e depois em copiar.
- Depois de copiar, clicar na pasta que foi criada.
- Clicar na barra de Ferramenta Editar / COLAR.
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
Fotos do Picasa para o Facebook
Como Passar minhas fotos do Picasa para o Facebook ?
Se pedir pra confirmar a autorização, confirme e depois abra o Picasa. Uma janela para configuração de botões será aberta. Clique no botão do Facebook, depois em “add” e clique por último em “OK”.
Se você usa o Picasa, não precisa sair dele para publicar fotos no Facebook. Instale o Picasa Uploader e configure o programa de edição e gerenciamento de imagens do Google para exibir o botão Facebook. Depois, é só selecionar as imagens que deseja mandar para seu perfil na rede social e clicar nesse botão. O plug-in mostrará as fotos selecionadas. Se você concordar, pressione o botão Start Upload. Quando concluir o processo, o programa perguntará se quer incluir as imagens em um álbum existente ou criar um novo. Você também poderá, nessa etapa, definir a privacidade das fotos. Clique em Send To Facebook. Para concluir, você terá de ir ao Facebook para aprovar as fotos carregadas.
Agora você deve ver suas fotos (no Picasa), pode selecionar uma ou mais e depois clicar no botão Facebook para fazer upload do seu album.
terça-feira, 22 de novembro de 2011
Aprendendo Informática
- Para gravar dados podemos arrastar arquivos usando o Windows Explorer.
Rosa Sandra F. Rocha
GRAVANDO UM CD DE DADOS - Windows 7
- Coloque o CD na bandeja.
- Vamos clicar na opção Gravar arquivos em disco usando Windows Explorer.
- Vamos em seguida nomear o CD e escolher como deseja usá-lo.
- A opção Como uma Unidade flash USB é um recurso excelente que permite que você remova e atualize os arquivos que copiou para um CD. Esse é o tipo de disco ideal para salvar documentos de trabalho grandes que precisarão ser revisados várias vezes.
Clicar em Avançar
5. Agora vamos SELECIONAR os arquivos ou pastas que desejamos gravar.
6. Após a seleção, clicar
em Gravar. Caso tenha esquecido de selecionar alguma pasta ou
arquivo, não tem problema, é só selecionar e clicar novamente em Gravar
8. Agora clicar no botão Gravar em disco.
Quando Ejetar o disco, as alterações serão salvas
automaticamente.
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
Por que com o passar do tempo o Windows fica lento?
- Eliminar o carregamento de programas desnecessários com o Windows;
- Evitar a execução de softwares em segundo plano que você não esteja utilizando;
- Procurar diminuir a incidência de instalação e desinstalação de programas apenas por curiosidade; e
- Realizar a desfragmentação dos discos e a limpeza de arquivos temporários com frequência.
Se
você é usuário do Windows, é bem possível que em algum momento tenha reclamado
que o PC estava mais lerdo do que uma tartaruga. Esse sentimento é
compartilhado entre muitos adeptos do sistema operacional da Microsoft e, por
consequência, é um dos argumentos mais usados por quem apoia os softwares
livres para convencer outras pessoas a seguir essa filosofia de “vida
virtual”.
Deixados
os diferentes pontos de vista de lado, depois que a explosão de raiva passa (e
a máquina consegue finalmente rodar o programa executado), surge a curiosidade
de saber por que o SO se torna cada vez mais lento com o seu uso.
Neste
artigo, vamos explicar quais são os principais motivos de o seu computador
ficar lento com o tempo e dar algumas dicas de como você pode retardar ou
evitar que tal incômodo aconteça.
Registros inválidos
Em
essência, os sistemas operacionais acumulam dados com frequência. O problema é
quando esse amontoado de informações é mantido sendo desnecessário para o
correto funcionamento da plataforma. Eis que chegamos a um dos grandes
problemas do Windows.
Grosso
modo, o software da Microsoft armazena tudo o que fazemos no computador, como
execução de programas, preferências das contas dos usuários e personalização
das configurações de componentes de hardware, em um banco de dados – o chamado
Registro do Windows.
Ao
longo do tempo, vamos instalando e desinstalando aplicativos, alterando
configurações da máquina e mudando o visual do sistema. A cada nova atividade,
acontece uma movimentação de arquivos e dados temporários dentro da plataforma
– os quais são responsáveis por passar as diretrizes para o funcionamento do
PC. Contudo, muitos dos dados salvos anteriormente nesses registros são
deixados para trás.
Com
isso, o espaço de armazenamento para essas informações vai crescendo e, toda
vez que você executa um comando, o SO precisa percorrer uma infinidade de
registros para encontrar a diretriz que precisa. Consequentemente, o tempo de
resposta do Windows fica mais lento.
Uma
pesquisa realizada pela iolo Labs monitorou o
comportamento de máquinas utilizadas entre 0 e 24 meses. Um dos resultados
alcançados foi que nesse período o Windows XP passou a apresentar 340 erros
entre o total dos seus registros – o que pode aumentar a possibilidade de
travamentos e o acúmulo de processos inúteis, sobrecarregando o processador e
a memória RAM.
Fragmentação de arquivos
Enquanto
você navega pela internet, copia documentos, transfere fotografias da câmera
digital ou assiste a um filme no computador, por exemplo, o sistema
operacional está constantemente gravando e excluindo dados do disco de
armazenamento. No meio de toda essa movimentação de bytes, acabam se formando
espaços vazios e inocupados entre os arquivos.
Esse
processo é chamado de fragmentação, ou seja, com a sua utilização, o Windows
acaba segmentando o espaço de armazenamento de maneira ineficiente. As
milhares de lacunas “em branco” deixadas pelo sistema tornam o processo de
leitura dos dados armazenados mais longa, pois a plataforma não consegue
identificar se um byte está vazio ou não. Assim, o SO precisa percorrer todo o
HD lendo uma infinidade de “buracos”.
Além
disso, os arquivos salvos pelo Windows são “despedaçados” e vão sendo alocados
de maneira aleatória – uma bagunça que também influencia no tempo de
recuperação das informações. Isso porque a plataforma conhece apenas os bytes
inicial e final de cada arquivo e precisa encontrar as partes restantes
daquele conteúdo em todo o disco de armazenamento.
Por
tais características é que a desfragmentação do HD (leia-se agrupamento dos
pedaços de um mesmo arquivo e eliminação dos espaços vazios) é fundamental
para um bom desempenho do sistema operacional.
Como
você deve ter percebido, a mania de alguns usuários de instalar tudo o que é
tipo de software no PC é extremamente prejudicial para o desempenho do
Windows. A prática de testar dezenas de programas e depois desinstalá-los
acaba deixando rastros dos aplicativos e entradas inválidas no Registro do
sistema.
Atualizações do Windows
Quem
utiliza o sistema operacional da Microsoft há muito tempo sabe que a empresa
lança constantes atualizações para a sua plataforma (geralmente acrescentando
melhorias de segurança ou corrigindo pequenas falhas). Contudo, existem
reformulações mais complexas e que alteram diversas características do
software – os conhecidos Services Packs.
É
indiscutível que tais adaptações são essenciais para manter o computador
seguro. O problema nesses procedimentos é que todas essas atualizações vão se
sobrepondo aos arquivos existentes. Esse é outro fator que colabora com o
acúmulo de dados completamente desnecessários para o SO.
Em
suma, quanto mais softwares forem agregados ao sistema, mais registros são
criados, novos processos são iniciados, outros drivers são necessários e,
obviamente, maior será a exigência do hardware.
Por
isso, uma máquina com o Windows XP que passou pelas atualizações dos Services
Packs 1, 2 e 3 nunca terá o desempenho de um PC que teve o SO instalado
diretamente com a terceira versão do pacote de melhorias – mesmo que ambos os
equipamentos tenham a mesma configuração de hardware.
Pesando na memória
Para
finalizar os motivos da lentidão do computador, não poderíamos deixar de citar
os programas que utilizam uma quantidade excessiva da memória. Os principais
vilões dessa sobrecarga são os antivírus.
Alguns
desses mecanismos de defesa operam sem tentar poupar o consumo de memória.
Nesses casos, toda vez que você realiza um download, conecta um dispositivo,
executa um programa ou simplesmente abre um documento no Word, o antivírus
compara esses arquivos com uma lista de ameaças – o que pode levar muito
tempo.
Contudo,
não são apenas os antivírus que afetam o desempenho do Windows. Outra prática
que pesa no processamento de dados é deixar uma série gigantesca de
aplicativos iniciando com o sistema operacional. Muitos softwares ativam essa
opção automaticamente quando instalados. Portanto, fique de olho sempre que
for implementar um programa. Durante a inicialização do SO, mantenha apenas os
aplicativos essenciais para o funcionamento do PC.
O
carregamento de aplicativos desnecessários pode elevar o tempo de
inicialização de um computador de 1 para 3 minutos e 40 segundos – conforme
explicitado em outra pesquisa realizada pela iolo
Labs.
Além disso, esse estudo apontou que as tarefas de inicialização sem prioridade
chegam a consumir 89% do desempenho da CPU nesse procedimento.
Por
sua vez, de acordo com o primeiro levantamento citado neste artigo, a execução
de softwares em segundo plano pode ocasionar a perda de 71% da capacidade da
memória RAM. Esse uso constante e desnecessário por fim resulta em 7,5% de
todas as tarefas que o processador realiza – um desperdício e tanto do poder
de processamento do computador.
Hora da faxina
Até
aqui explicitamos o que pode causar a lentidão do seu PC. Mas como prevenir
que isso aconteça com a sua máquina? Basicamente, é preciso mudar alguns
comportamentos e fazer limpezas frequentes no computador.
Conforme
as sutis dicas deixadas ao longo do texto, você deve ficar atento para:
O
Baixaki conta com uma ampla variedade de softwares que facilitam essa faxina
no computador. Por exemplo, o CCleaner e o Advanced SystemCare são ótimas
ferramentas para a limpeza de dados desnecessários e a correção de entradas
inválidas no Registro do Windows.
O Auslogics Disk Defrag possui
recursos poderosos para uma desfragmentação eficiente do seu disco de
armazenamento. Para finalizar, o Revo Uninstaller oferece
mecanismos que eliminam completamente softwares do seu computador. Para dar
uma turbinada na sua máquina, você deve conferir o artigo “5 novos programas para acelerar o
PC”.
Assinar:
Postagens (Atom)